Hálux valgo

O hálux valgo é uma deformação progressiva do pé, na qual a base do dedo grande do pé (primeiro metatarso) é desviada para o exterior, enquanto que a ponta é desviada em direção dos outros dedos.

Esta doença pode causar dor intensa no pé na parte da frente e a formação de uma proeminência na base do dedo grande do pé.
 dedão do pé, hálux valgo, anatomia, pé, dor óssea, dor alinhamento,saltos

A hálux valgo não é sinônimo de joanete que significa inflamação e inchaço da bolsa serosa.
Normalmente, quando falamos de hallux valgus refere-se à proeminência na parte medial (interna) da cabeça do primeiro metatarso e a bursa que a cobre.
A bursite pode não esistir em caso de hálux valgo.
Geralmente é bilateral, mas pode afetar apenas um dos pés, também é muito provável que seja acompanhada pelo segundo ou terceiro dedo em martelo.

Causas do hálux valgo

A origem do hálux valgo é um tanto controverso. Alguns casos são congénitos, talvez provocados pela inclinação da superfície articular tarso-metatarsal.
Um pé plano valgo favorece a formação de hálux valgo, se as crianças têm este desalinhamento podem desenvolver um joanete.
Outros casos são quase certamente causados por fatores ambientais, tais como os calçados. Sapatos da moda usadas por muitas mulheres são mais restritivos do que os calçados usados pelos homens.
Segundo muitos autores, os sapatos são o fator de risco mais importante na maioria dos casos de hálux valgo. Isso vai ajudar a explicar a proporção de 10:1 entre as mulheres e homens afectados com esta doença.

Sintomas do hálux valgo
Os sintomas de hallux valgus são normalmente sentidos no lado interno do pé, na base do dedo grande do pé.
O joanete é muito doloroso.
O hálux valgo grave pode ser angustiante porque se torna um problema estético.
Encontrar os sapatos certos pode tornar-se difícil, especialmente para as mulheres que querem estar na moda, mas têm dificuldade em usar determinado tipo de calçado.
No final, com o progresso da deformidade, o hallux se move abaixo do segundo dedo que permanece mais em alto e pode criar uma situação em que o secondo dedo esfrega constantemente com o sapato.
Na maioria dos casos, o hallux valgus não tem consequencias porque o paciente é capaz de andar sem dor, mas pode ter problemas para a prática de esportes e corrida.

 

Diagnóstico do hálux valgo

O hálux torna-se valgo e pronado devido às forças deformantes descritos acima.

O exame do primeiro metararso inclui:

  • A mobilidade da articulação entre o metatarso e falange do dedo grande do pé.
  • O teste de sensibilidade
  • A avaliação da deformidade associada: pé chato, cavo e outros distúrbios do pé

 

Testes de laboratório

 dedão do pé, hálux valgo, pé, radiografia, dor, saltos

A radiografia é o exame mais útil, as projeções padrão são ântero-posterior e lateral, deve ser realizada em pé.
Na radiografia você controla a posição dos ossos sesamóides que ficam debaixo do primeiro metatarso, mas com esta patologia migram lateralmente.
Devemos também avaliar a congruência articular e as alterações degenerativas do osso para decidir o tratamento.

 

Tratamento para hálux valgo

O tratamento para hálux valgo pode ser conservador ou cirúrgico.
O tratamento do hálux valgo, começa quase sempre com sapatos novos que se ajustam ao pé.
Nos estágios iniciais da doença, se você para de usar sapatos com a ponta para uns redondos, você pode parar a progressão da deformidade.
Dado que a dor da bursite é causada pela pressão e fricção do sapato, o tratamento se concentra na remoção das forças que o sapato exerce contra os ossos.
O calçado mais amplo reduzem a pressão sobre os grandes dedo do pé.
Realisticamente, existem apenas duas maneiras de tratar um joanete. Alterar o tamanho e a forma do sapato ou mudar o tamanho e a forma do pé.

Você pode usar espaçadores de silicone entre os dedos dos pés para aliviar a dor ao caminhar. Estas opções não cura uma joanete, mas ajuda a tornar a dor mais tolerável.

A percepção da dor ou desconforto que você sente pode variar muito.
Muitos pacientes não sentem nenhuma dor, mesmo em caso de desvio sério do dedo grande do pé.
Há algumas pessoas que têm uma pequena joanete mas sentem muito desconforto.
Isso reduz a capacidade de usar alguns tipos de sapatos.
Por outro lado, algumas pessoas podem ter uma deformidade bastante significativa que é muito irritante, mas não restringe as atividades do paciente.