Como tratar as varizes com remédios caseiros

O que são as varizes?

São veias dilatadas por alterações na circulação sanguínea.

Quais os sintomas?

Dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos.

E quais as causas do problema?

“Elas ainda não estão bem definidas, mas sabe-se que a predisposição genética favorece o surgimento das varizes. Ouseja, se os seus pais sofrem com isso, você tem mais chances de acabar sofrendo também”, explica Ivanésio Merlo.

 

É possível prevenir?

Quem tem casos na família deve seguir alguns cuidados, como evitar ficar muito tempo em pé ou sentada, praticar atividade física e ficar atenta à alimentação, pois o excesso de peso prejudica a circulação.

1

Um dos remédios caseiros mais comuns para combater as varizes é o aloe vera(babosa). Pode aplicar diretamente esta planta sobre as varizes, massageando sobre a área afetada, ou fazendo uma mistura com cenoura e um pouco de vinagre de maçã. Pode ver aqui como aliviar as varizes com aloe vera.

2

Outra boa solução para tratar as varizes consiste em fazer massagens calmantes com óleos essenciais. Deverá começar pelos tornozelos, massageando com as palmas das mãos e ir subindo até às coxas, deste modo estará facilitando a circulação sanguínea e evitará assim a obstrução das veias.

3

Outra opção para tratar as varizes consiste em ferver 50 gr de casca de castanha da índia num litro de água, durante cerca de 10 minutos. Passado este tempo, deverá escorrer a preparação e beber o líquido resultante, uma vez que ajudará a melhorar a circulação do sangue.

Entre as múltiplas propriedades benéficas da castanha da índica, destaca-se o fato de ajudar a fortalecer as artérias e a evitar a formação de edemas, que é precisamente a causa do aparecimento das varizes.

4

Além disso, as infusões de cavalinha também são benéficas para os problemas de veias inflamadas, porque ajudam a combater a retenção de líquidos. Da mesma forma, pode aplicar cataplasmas de cavalinha sobre a área afetada pelas varizes, para reduzir a inflamação destes vasos sanguíneos.

5

É sabido por todos que um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea é o alho, uma vez que protege a artéria aorta que é a responsável por distribuir o sangue desde o coração. Assim, será bom incluir o alho na sua alimentação diária e inclusive optar por suplementos à base deste alimento ou preparar cataplasmas para os colocar sobre as varizes. Neste último caso, terá que esmagar o alho e misturá-lo com álcool para assim conseguir uma pasta que deverá aplicar na zona afetada com a ajuda de uma gaze esterilizada.

Publicidade