5 formas principais de poupar energia

1. Feche as portas e corra as cortinas

Aquecer ou refrigerar toda a casa pode ser dispendioso. Sempre que possível, feche as portas das áreas que não está a usar e aqueça ou arrefeça os espaços em que passa a maior parte do tempo.

Certifique-se de que as suas cortinas ou persianas vedam as suas janelas devidamente e mantenha as suas cortinas fechadas à noite e durante o dia, quando houver uma onda de calor. Bloqueie as correntes de ar existentes ao redor de portas e janelas para evitar o vazamento de ar para fora ou para dentro.

2. Desligue os aquecedores e refrigeradores quando não precisar deleskak-vklyuchit-kondicioner-bez-pulta1

Desligue-os quando deixar o espaço ou for para a cama. Com alguns sistemas de aquecimento eletrificados poderá desligar o aquecimento nos espaços que não estão ocupados. Certifique-se de que todos os seus sistemas de aquecimento ou refrigeração estão desligados quando sair de casa.

3. Lave a roupa usando água fria

Poderá poupar cerca de 100 € por ano lavando as suas roupas em água fria. Também poderá poupar certificando-se de que seleciona o ciclo de lavagem apropriado mais curto e esperando até ter uma carga completa.

4. Pare o desperdício de energia causado pelos aparelhos em “standby”

Sabia que o seu carregador de telemóvel ainda está a usar energia mesmo quando o seu telemóvel não está conectado? Até 10% da sua eletricidade pode estar a ser usada por dispositivos e aparelhos que estão em “standby”.

Um controlador de energia em “standby” irá automaticamente reduzir o tempo em “standby” e desligar os aparelhos quando não estiverem em uso.

как экономить электричество

Poderá ser elegível para receber um controlador de energia em “standby” com desconto.

5. Poupe energia na cozinha

Descongele os alimentos congelados no seu frigorífico para reduzir o tempo de cozedura. Quando estiver a cozinhar, use o micro-ondas quando puder – ele usa menos energia que o forno elétrico. Se cozinhar no fogão, coloque as tampas nos tachos e panelas para reduzir o tempo de cozedura. Use o ciclo de economia na máquina de lavar louça e ponha-a somente a funcionar quando estiver cheia.